Métodos Secretos

Este relatório ensinará você a ganhar milhares de reais por ano e ou economizar milhares
de reais por ano.
Quando digo em economia, falo em custos com o projeto, manutenção e hospedagem,
promoção, etc, já peguei clientes pagando R$ 150,00 por mês para manter uma simples
página na Internet, sem nenhum tipo de orientação ou apoio relativo ao marketing.
Eu peguei este cliente e reduzi seus custos à R$ 8,00 ao mês, com uma grande margem de
resultado, isto representou uma economia de mais de 1800% ao ano. (hospedagem anual de
R$ 92,00 contra R$ 1800,00), sem contar com o endereço que nem ele mesmo conseguiu
memorizar, (que dirá seus clientes), o endereço dele que anteriormente era
http://www.pagina.com.br./subdominio/subdominio/1234/pagina.htm passou para
http://www.pagina.sub.com.br

Os primeiros passos para ter uma home page

1 – Pesquisar a hospedagem da página

Pesquise os sites que locam espaço para páginas, prefira as hospedagens que oferecem
contas Front Page, as contas Front Page possibilitam a criação com facilidade
impressionante de formulários, contadores, livros de visita, listas de discussão, mapas de
site e outros recursos que até uma pessoa leiga pode aprender em pouco tempo a atualizar
suas páginas, se você não tem experiência em criação de páginas esta é a melhor opção, por
que você pode, com o tempo assumir a atualização de seu site.
O outro tipo de conta, são as contas com atualização via FTP ou seja você cria as páginas
em seu computador e as transfere para o espaço por um programa FTP.
Cuidado com a armadilha de certos provedores, ele dirão para você que já que é cliente
dele, que a hospedagem (só pra você) custa x reais, quando na verdade o preço é muitas
vezes mais caro que outros locais, os clientes caem na ilusão do amigo da onça., pesquise
muito bem antes de se decidir a contratar uma hospedagem, você não poderá ficar mudando
de provedor o tempo todo, isto fará com que perda clientes. Além disso, a sua assinatura de
Internet não tem nada a ver com a sua hospedagem, as pessoas confundem muito endereço
de e-mail e endereço eletrônico, (de página da Internet) você pode ter várias contas de email
e várias páginas em provedores diferentes.
Existem boas hospedagens a custos baixíssimos.
Pesquise em alguns sites como:
http://www.megalocal.com
http://www.digiweb.com.br
http://www.vserver.com.br
http://www.seunome.com.br
2 – Definir o nome de sua página
Se você decidir por ter um domínio próprio, procure um nome fácil e curto, evite nomes
estrangeiros e complicados, o nome deve ser de fácil memorização, para pesquisar se um
domínio já existe, visite o site da FAPESP, que é o órgão oficial de registros de domínios
“.com.br” – http://www.registro.br e veja se já existe o nome que escolheu.
3- Uma alternativa mais barata e menos burocrática
Empresas como a MegaLocal oferecem espaços que não necessitam de registro de dominio,
por exemplo, http://www.nomedasuaempresa.pog.com.br – esta é uma alternativa barata,
a hospedagem custa cerca de R$ 7 à R$ 10 reais mensais apenas.
4 – Outra Alternativa Fantástica – REDUÇÃO DE URL
Uma das coisas mais chatas quando se cria uma página na Internet é lidar com endereços
como http://www.geocities.com/turmadobairro/amigos/suapagina.htm. Para acabar com
esse inconveniente foram criados vários serviços de redirecionamento de endereço. Na
verdade nenhum desses sites vai oferecer espaço para seu site, eles oferecem apenas um
novo endereço mais curto e fácil de lembrar.
A maior parte deles inclui algum tipo de propaganda. Existem dezenas (talvez centenas) de
sites desse tipo. Fizemos uma seleção dos principais deles. Aqui estão:
1br.net – http://1br.net Não possui nenhum tipo de propaganda ao carregar sua página,
totalmente em português e gratuito. Talvez o maior site de redirecionamento gratuito
brasileiro.
K6.com.br – http://www.k6.com.br Também brasileiro, não possui nenhum tipo de
propaganda ao carregar sua página e totalmente gratuito. A única desvantagem em relação
ao 1br.net é o domínio ficar um pouco maior, contudo este site oferece serviços adicionais
grátis como: usuários online e contador de cliques.
Come.to – http://come.to Exibindo um banner no seu site você ganha um endereço
começando com “come.to”, “surf.to”, “travel.to” ou outras dezenas de opção (ex.
come.to/meusite). Não chega a ser um subdomínio grátis, como é oferecido por alguns
concorrentes, mas é um endereço curto e simpático. Você é obrigado a colocar um banner
no seu site, aceitar a inclusão de uma janela “pop up” ou um atraso de alguns segundos no
carregamento do seu site (durante esse tempo aparecerá um anúncio na página).
CJB – http://www.cjb.net/register.html Seu novo endereço fica http://seunome.cjb.net/.
Uma excelente opção, já que não é necessária a inclusão de nenhum tipo de anúncio.
GoNow.to http://gonow.to/ – Seu endereço ficaria assim: gonow.to/seunome (ex.
gonow.to/meusite). Banners aparecem automaticamente.
Easy.to http://easy.to/ , – Oferece gratuitamente endereços redirecionados do tipo
“hello.to/john” ou “pagina.de/joao”.
VDirect – http://www.vdirect.com/ Oferece endereços redirecionados no formato
“seusite.vdirect.com” (além de outras opções mais). Se você pagar a taxa de registro de
domínio pode ter um domínio próprio sem nenhum custo adicional.
Findhere http://www.findhere.com/ – O endereço oferecido é no modelo
“seusite.findhere.com”. É obrigatório que seja inserido um banner dentro do seu site. O
serviço é mantido por um estudante que parece ser bastante simpático.
TSX – O endereço oferecido é do tipo “http://seusite.tsx.com/”.
Elementos Importantes a Considerar
Antes de começar a submeter seu site nas máquinas de busca e obter os resultados, nós
recomendamos que você faça uma avaliação criteriosa do seu site e considere os elementos
abaixo:
Tenha as máquinas de busca em mente quando construir seu site: Máquinas de Busca
diferentes consideram elementos diferentes na hora de adicionar sua página à base de
dados. Por exemplo, Alta Vista, Hot Bot, Lycos e WebCrawler usam a tecnologia das
“aranhas” (spiders) que visitam seu site e olham o título e o texto das suas páginas web e as
indexam baseados no conteúdo. Outras máquinas por sua vez se utilizam de formulários
que permitem submissões de títulos e descrições. Assim desenvolva seu site com títulos
fortes e sempre expresse o conteúdo do seu site, seu negócio ou serviços no início de suas
páginas web.
Título do Web Site: Este talvez seja o elemento mais importante para se pensar quando
pretender anunciar seu site nas máquinas de busca. Quando as pessoas fazem uma busca
pesquisam os títulos de páginas no banco de dados, que casam com as palavras chaves
submetidas. Lembre-se, isso é propaganda para o seu site. Use palavras que efetivamente
descrevam seu site, negócio, produtos e serviços. Seja criativo com seu título e não use
expressões genéricas como Minha Home Page ou Nome da Minha Empresa. Ninguém está
procurando por isso. Não anuncie nada que não possa cumprir porque se alguém visitar seu
site e verificar que não é verdadeiro você terá perdido clientes em potencial pra sempre!
Existem estudos que afirmam que leva cerca de 3 a 5 visitas ao seu site por um consumidor
potencial antes dele comprar. Assim dê aos seus visitantes razões para que eles sempre
retornem e não razões para eles jamais voltarem! E também não utilize letras
MAIÚSCULAS. É notório que existem pessoas que se irritam com elas.
Use comandos META: Use os TAGS META KEYWORDS e META DESCRIPTION em
cada uma das suas páginas. Elas são usadas por várias máquinas de busca. Elas permitem
que você controle como seu site será descrito e em quais categorias irá aparecer.
Eis o trecho que deve conter no inicio de suas páginas
<html>
<head>
<title>Coloque o Titulo da página</title>
<meta NAME=”Description”
CONTENT=”Coloque a descrição do Site”>
<meta NAME=”KeyWords”
CONTENT=”coloque, palavras, chave, separadas, por virgula,”>
</head>
Use Palavras Chave: Use palavras chaves descritivas e apropriadas, não apenas nos
comandos META, mas, em todo o texto da sua página. Robots como WebCrawler irão
automaticamente visitar sua página Web (após você haver submetido seu URL), checar o
título e o texto e, determinar quais foram as palavras que aparecem com mais freqüência.
Quando alguém fizer uma pesquisa no WebCrawler usando a palavra chave, ela aparecerá
numa lista juntamente com outros documentos que possuem a mesma palavra chave. As
que aparecem no início da lista são as que tem mais semelhanças. Use e Estude as
Máquinas de Busca: Você, que está se profissionalizando, deverá se familiarizar com as
diferentes máquinas busca que existem por aí. Faça visitas a elas e tente as várias buscas
possíveis com palavras chave que clientes em potencial poderiam usar para encontrar
informação sobre o que o seu negócio oferece. Isso lhe dará uma idéia sobre como cada
uma das máquinas de busca lhe retorna a informação pesquisada. Por exemplo: Ela busca
por semelhanças no título listado, conteúdo da descrição ou ambos? Ela classifica as
listagens e, se faz isso, de que maneira, dando notas?
Desta forma após alguns testes com as buscas você estará capacitado a encontrar a melhor
maneira de garantir sua visibilidade e ser facilmente localizado por pessoas procurando
pelo conteúdo disponibilizado pelo seu web site.
Finalmente leia os FAQs e páginas de instruções sobre como submeter seu site. Lembre-se
que eles desejam que você faça da maneira certa. O conteúdo da Máquina de Busca é o
produto deles e o sucesso de ambas as partes é baseado na qualidade da informação que é
postada.
Preparação da Promoção do Web Site:
Não saia que nem um desesperado submetendo seu web site. Este será, talvez, o maior
investimento no seu negócio on line que você fará e você desejará fazer isso certo desde a
primeira vez. Existem milhões de web sites na Internet e você mesmo, pessoalmente, já se
deparou com sites que quando a página aparece você cancela a transferência e passa para
outra página.
Assim você deve se assegurar que o seu web site está, efetivamente, não apenas atraindo
visitantes, mas também convertendo alguns deles em clientes e compradores e levando
outros a criar um link para o seu site.
As informações que você está adicionando nos bancos de dados que existem por aí vão
durar um longo tempo e qualquer erro que faça agora, também lhe acompanhará por um
longo tempo. Saia surfando por aí e aprenda mais sobre o web, as máquinas de busca e sua
concorrência. Desenvolva uma política no que se refere a trocas de links, clubes de banners,
associações com outras companhias e quais os tipos de links que você deseja em seu site.
Abaixo estão algumas idéias para a preparação da promoção do seu web site. Antes de tudo
você vai precisar de um Arquivo de Promoção de Web Site. Ele é simplesmente um arquivo
texto contendo num só lugar (e previamente digitado) todas as informações que você
poderá precisar na hora de submeter seu site em vários lugares diferentes.
Nós recomendamos que você utilize um editor de texto simples como o bloco de notas ou
notepad, isto permite que você não perca tempo, pois você poderá fazer buscas no texto e
agilizar o processo de inclusão do seu site em máquinas de busca.
Na construção do Arquivo de Promoção de Web Site faça o seguinte:
Crie uma lista das páginas que deverão ser submetidas: Veja o seu site e decida se mais
de uma página além da principal deverá ser submetida nas máquinas de busca. Algumas
delas irão “linkar” todas as páginas do seu site apenas com a inclusão da sua página
principal, todavia, várias não estão preparadas para fazer isso. Para cada página que for
incluir certifique-se que terá um título e descrição individual.
Crie a Descrição do Site: Dedique algum tempo e esforço nisso. Use suas pesquisas nas
máquinas de busca para ajudá-lo. Como existem máquinas que utilizam vários tamanhos de
campos de descrição diferentes nós recomendamos fazer várias descrições seguindo os
tamanhos: 10 palavras; 15 palavras; 25 palavras; 35 palavras e 50 palavras.
Crie uma lista de Palavras Chave: Assim como as descrições, faça suas pesquisas e perca
algum tempo desenvolvendo sua lista de palavras. Esta é uma das principais fontes para as
máquinas de busca categorizarem seu web site. Liste-as em ordem de importância, assim
quando tiver que submeter a algum lugar que não permita sua lista toda, você poderá
selecionar só as palavras chaves principais.
Informação para Contato: Inclua o Nome da sua Empresa; Endereço; Telefone ; Fax ;
Nome de Contato; Endereço de E-Mail. Alguns consultores (e de fato alguns clientes
realmente demonstram se sentir mais à vontade assim) recomendam indicar claramente o
endereço de Rua (av, etc). Nós, pessoalmente, discordamos deste ponto de vista, uma vez
que o mundo online tem pouca relação com o real, desta forma siga a sua própria política
em relação a isso.
Informações do Site: este item é muito importante, você precisa checar se todas as páginas
do seu site contem o endereço da página principal, nem sempre os clientes entrarão pela
porta da frente do seu site, visto que alguns sites de busca registram todas as páginas e não
somente a principal, assim se o seu cliente entrar em uma página que não seja a principal
ele terá a possibilidade de encontrar a porta da frente, os mais experientes em Internet
sabem que se abrir uma pagina do tipo http://www.pagina.com.br/exemplo.htm bastará
apagar a palavra exemplo.htm do endereço e estará na página principal do site, mas muitos
usuários são inexperientes e precisamos ajudá-los. Atenção não coloque somente botões
para voltar à página principal, é importante que você coloque o endereço por escrito para o
caso do cliente imprima a sua página, ele poderá voltar a ela simplesmente digitando o
endereço que foi impresso anteriormente no navegador.
Dica técnica : se a sua página e feita em frames coloque o endereço principal nas páginas
com a tag: target=”_top” a programação do link fica assim
href=”http://www.pagina.com.br&#8221;
target=”_top”>http://www.pagina.com.br o comando target=”_top”
evita que seu site se abra dentro dele próprio: exemplo:
Pagina antes de clicar no link Página após clicar no link (a principal se abre dentro do
frame)
M
e
n
u
Link Página
Principal
M
e
n
u
Link
M
e
n
u
Link
Página
Obs. Sempre coloque o endereço da página principal em todas as páginas, para evitar a
perda do cliente.
O Propósito do Site: Deixe claro o propósito do seu web site. Da mesma forma que o item
Descrição crie algumas descrições com tamanhos diferentes como 15 palavras; 25 palavras;
35 palavras e 50 palavras…
Arquivo Sistema de Avaliação de Promoção: Você precisará desenvolver um sistema
para continuamente avaliar e organizar suas tarefas e esforços promocionais. Isso inclui
manutenção de listas de nomes, endereços de sites, mensagens postadas, follow-ups, notas,
emails e qualquer outra informação que julgue crucial para sua operação. Isso irá ajudar a
manter-se organizado, novamente use um banco de dados ou um arquivo texto com um
editor avançado. Cerca de uma hora diária gasta na operação de divulgação é aceitável para
iniciar a colheita de alguns resultados.
Anunciando Seu Web Site nas Máquinas de Busca
Apesar destas ofertas serem uma maneira de ter seu site listado rapidamente, sem gastar
muito dinheiro e com praticamente nenhum esforço da sua parte (nós achamos que num
primeiro momento podem valer muito à pena) mas, na verdade, ninguém substitui a mão do
dono, que conhece seu negócio como ninguém e que, geralmente, é a pessoa mais
recomendada para falar sobre sua empresa para milhões de clientes em potencial na
Internet. Gastando uma hora por dia nessa tarefa em pouco tempo se transformará num
“expert” em conseguir o melhor posicionamento do seu negócio nas várias listagens.
Com tudo isso em mente você agora só precisa ter seus dados à mão para começar
imediatamente a postar seu web site de forma eficiente e efetivamente:
Tenha aberto seu Arquivo de Promoção de Web Site e o Arquivo Sistema de
Avaliação de Promoção: Você deverá ter criado ambos os arquivos de acordo com a
descrição acima. Se você tiver feito sua pesquisa corretamente você não deverá fazer
nenhuma mudança, mas prepare-se para ser flexível, uma vez que algumas das várias
máquinas de busca poderão requerer informações adicionais. Por isso é uma boa idéia usar
um programa de banco de dados que permita mudar, atualizar, organizar e filtrar suas
informações. Mantenha-os abertos durante suas visitas para submissões. Apenas copie e
cole as informações submetidas nos formulários no banco de dados.
Visite a Página Principal de Cada Máquina de Busca: Não vá apenas a página de
inclusão e saia fazendo a submissão. Comece na página principal e dê uma olhada no site.
Dê uma busca usando suas palavras chaves e veja o que acontece. Dê uma checada na
concorrência e descubra porque eles apareceram na sua pesquisa. Veja suas descrições e se
possível dê uma visitada no site deles. Dê uma sacada na máquina de busca e determine seu
público, como eles avaliam ou resenham suas listagens, algum prêmio que eles tenham
recebido e capture qualquer informação que possa ajudá-lo a garantir máxima visibilidade
para as suas informações.
Cheque a organização do site. Se for apenas uma longa lista de links sem estrutura, liste o
seu e caia fora. Estes sites são mais trabalho que resultados, mas vários funcionam
“linkados” e com um excelente título você até poderá obter algum tráfego, e é esta a idéia
desde o início!
Escolha as Categorias Cuidadosamente: Se o seu site oferece categorias para listas seu
site as escolha cuidadosamente! Muitos destes sites limitam o número de categorias em que
você poderá listar seu site, então nada de desperdícios. Pense como um cliente potencial e
escolha as categorias que você acha que eles escolheriam para encontrar seus produtos e
serviços. Se os clientes em potencial que se beneficiariam com seus produtos e serviços não
conseguirem encontrar sua informação no lugar onde eles procuram, seria como se você
não existisse.
Esteja Preparado: Tenha todas as informações prontas. Tenha a certeza de preencher
todos os campos dos formulários (eles estão lá por alguma razão). Se você não está
preparado para fornecer todas as informações então você não está preparado para promover
seu site. Existem muitos sites que não listam informações sobre contato e assim muitos
clientes em potencial simplesmente passam adiante para outro site. Sinta orgulho do seu
negócio e prepare-se para oferecer outras formas para seus clientes entrarem em contato
com você. Siga todas as regras e leia totalmente o formulário algumas vezes antes de
submetê-lo já que eventuais erros ficarão listados por muito tempo e poderão lhe trazer
mais danos que vantagens.
Follow-Up: Cheque e procure pela listagem do seu site. Faça isso mesmo em lugares que
você já confirmou sua inclusão. Isso poderá ser feito com o seu Arquivo Sistema de
Avaliação de Promoção. Pode ter havido algum erro ou engano. Coisas como essa
acontecem na Internet por várias razões. Caso haja algum problema e você precise falar
com o suporte da máquina de busca seja educado e polido. Muitas destas pessoas fazem
isso de graça por isso não faça pressão sobre eles, apenas se dirija a eles de maneira
profissional.
Avalie Seus Esforços: Sempre avalie seus esforços. Use a forma descrita no texto acima e
faça boas anotações. Liste-se em tantos lugares as regras de um site permitam. Se não
houver limite, submeta cada coisa que você tiver em cada categoria existente.
Um sistema bem organizado, ainda que simples lhe proporcionará excelentes resultados.
Estas dicas foram criadas para ajudá-lo a obter o máximo da Internet e de sua enorme base
de usuários e clientes em potencial. Uma vez que comece irá comprovar que este é um
processo altamente recompensador e que irá ajudar seus negócios on-line nos próximos
meses e anos.
PS: Tente dar ao seu site e seu conteúdo o apelo à audiência verdadeira que você pretende
atrair. Promova seu site com isso em mente e procure construir sua reputação em torno de
qualidade, não pisca-pisca e gráficos moderníssimos. Fazendo isso você terá todo o tráfego
que precisa, aumentará seus negócios e fará muitos amigos pelo mundo afora.
Mãos a Obra
Troque Banners
O sistema de troca de Banners é muito interessante porque divulga sua página usando um
sistema aleatório de visualização, certamente você já deve ter visitado um site onde viu
abaixo de tudo, alguns banners sendo carregados, e certamente já se interessou por visitálos,
bastando para isto apenas um clique em cima dos desenhos.
É exatamente assim que funciona, você se inscreve no sistema de divulgação de Banner se
comprometendo a colocar o código em html em suas páginas, cada vez que suas páginas
são carregadas, o Banner é carregado e contado, geralmente a cada 2 banners que você
exibir, será exibido um banner de sua página, em outra página de associados.
Este serviço é gratuito porém pode ser pago, caso o anunciante queira que seu banner seja
exibido mais vezes, independente dos números de hits (visitas) que ele gerou.
O banner deve ser muito bem bolado para que possa atrair a curiosidade do visitante, ele
deve sentir o apelo da propaganda, o banner pode ser animado também, ou seja exibir 2 ou
3 frames, as especificações quanto ao tamanho e número de bytes variam de acordo com o
sistema, antes de montar o banner cheque o regulamento do sistema de banners ao qual
deseja se cadastrar. Geralmente são muito rigorosos quanto às especificações.
Alguns cuidados
– Seja honesto, não faça banners que indicam uma coisa e mostram outra, geralmente o
usuário fica irritado com isso e há um efeito inverso ao que você desejaria obter.
– Cuidado com o peso dos banners em suas páginas, se você colocar muitos banners em
uma página que já está pesada, ou seja já exibe muitos textos e imagens, acabará
prejudicando a navegação e o usuário se cansará ao visitar suas páginas.
– Não banque o espertinho recarregando sua página várias vezes para que os banners
contabilizem mais hits, ou coloque programações que recarregam sua página várias
vezes, As equipes tem condições de saber se você está inflacionando o sistema para
obter vantagens. e automaticamente cancelará seu cadastro no sistema.
Programas para construção de Banners
Você pode usar o Paint Shop Pro que é um programa shareware para edição de imagens
disponível na Internet para download ( visite http://www.jasc.com ) ou melhor, caso queira
criar banner automaticamente visite http://www.banner-link.com.br eles tem um sistema
chamado wizard que cria o banner automaticamente, você escolhe fundo, tamanho e tipo de
letra, cor etc.
Alguns Sites que cadastram Banners
http://www.banner-link.com.br
http://www.trocapop.com
http://www.bannermania.com.br
http://www.ganhetrafego.com
http://www.obanner.net
http://www.trocando.com.br
http://www.bannermania.com.br
http://www.supertrafego.com
http://www.megatrafego.com
http://www.trocabanners.com.br
http://www.trocabanner.com
http://www.troca-banners.com
http://www.trafegando.com.br
http://www.itrafego.com.br
http://www.trafegoja.com
http://www.banner.ya.com.br
http://www.vipbusca.com.br/vipbanner
Sites de Divulgação Grátis através de Janelas Pop Up
Adotando sistema parecido com o “troca banners”, onde a diferença está na divulgação
através de janelas pop up (aquelas janelinhas que ficam abrindo sem você autorizar quando
você entra ou sai de um site). Não vamos nos aprofundar nesta dica, sendo apenas para seu
conhecimento, uma vez que não recomendamos a utilização desse sistema, visto os
aborrecimentos causados aos visitantes da sua página em relação aos benefícios.
Se você se interessar em conhecer melhor esses sistemas, recomendamos abaixo alguns dos
principais sites brasileiros desse tipo. Note que muitos também estão listados como sites de
“troca banners”, pois é muito comum esses sites oferecerem os dois serviços:
http://megatrafego.com
http://trocapop.com
http://obanner.net
http://itrafego.com.br
http://maisvisitas.com.br
http://bemfacil.com.br
http://trafegoja.com
http://trafegando.com.br
Sites de Divulgação Grátis sem Banners e Janelas
Além dos sites conhecidos como “troca banners” e “janelas pop up”, existem no Brasil sites
que oferecem divulgação sem a necessidade de fazer nenhuma modificação em sua página,
ou seja, não é preciso colocar banners e conseqüentemente ter que alterar o seu layout.
O mecanismo adotado é praticamente o mesmo dos sistemas de banners, só que o usuário
desta vez irá “trocar páginas”.
Nos Estados Unidos, esses tipos de mecanismos de divulgação já pode ser considerado uma
verdadeira “febre”, principalmente com a redução de “cliques” em banners, além do mais,
as páginas ficam mais “leves” ao serem carregadas e você diminui a “poluição” visual do
seu site.
Os sistemas brasileiros mais conhecidos são:
IgBiz.com – http://igbiz.com Atualmente vem sendo cotado como um dos melhores.
Oferece 150 visitas de bônus para todo cadastro novo e mais 100 visitas para cada indicado
(convidado por você para fazer parte do sistema). Além disso, o sistema “paga” para os
usuários que participam ativamente do mecanismo de “troca visitas”. Outros recursos
oferecidos gratuitamente inclui formulários prontos, gerados de janelas (pop up), cadastro
em sistemas de buscas, downloads e periodicamente são feitas promoções e sorteados
brindes entre os participantes.
Megaterremoto.com – http://megaterremoto.com – Mais antigo que o IgBiz.com, mas com
menos recursos. Não dá bonificação de cadastro no entanto possui um sistema com vários
níveis de indicação que, depende da participação dos indicados para gerar créditos extras.
Um desvantagem considerável é a limitação de no máximo 50 páginas visitadas por dia, o
que limita o número de créditos (visitas) conquistadas por conta própria.
Supertrafego.com – http://supertrafego.com – Talvez um dos mais antigos, apesar de ser
novo na modalidade de “troca visitas” através da visitação de páginas. Não oferece
créditos por indicação ou cadastro, sendo mais eficiente no sistema de “troca-banners” que
também oferece e é mais tradicional.
Inclusão em Sites de Busca
Eis aqui um bom começo para a sua jornada em busca do cliente e de mais visitas a sua
página. Listamos alguns dos principais sites de busca e classificados da Internet,
dedicando-se meia hora por dia você poderá conseguir um número considerável de visitas a
seu site.
Mega Inclusão – sites que fazem cadastro em diversos locais ao mesmo tempo
http://www.busca.com.br tem o busca submit que submete seu site em vários sites de busca
http://www.infomarket.com.br/siscad SisCad – Sistema de Cadastramento de Sites
http://www.encontrei.com.br/submit/ tem um sistema de inclusão que cadastra seu site em
22 sistemas de buscas ao mesmo tempo. (fantástico)
Uma dica importante: faça uma lista de todos os arquivos com extensão html ou htm
contidos em sua home page – existem sites que você pode cadastrar uma a uma, exemplo do
altavista http://www.altavista.com e o http://www.radaruol.com.br . Cadastrando todas as
páginas você terá mais chance de receber visitas.
É recomendável que você anote o nome e endereço do site ao qual fez cadastro – para
depois de uns 10 dias poder conferir se realmente foi incluído – tenha sempre um arquivo
txt feito no bloco de notas com estas anotações para que você não se perca.
Abaixo alguns sites de busca para cadastramento, se você se propor a divulgar seu site, em
um mês, incluindo todos os dias em sites de busca, em pouco tempo terá um tráfego
razoável, mas lembre-se, só faça seu cadastramento quando achar que seu site está
obedecendo os itens que você observou acima, “Meta Tags” e “Description” e Título das
páginas adequadas, certifique-se também que suas páginas constem o endereço eletrônico
do Site e referência da empresa.
http://www.cade.com.br Cade
http://www.buscabr.com.br Busca Br
http://www.starmedia.com – Starmedia
http://www.altavista.com/ – Altavista
http://www.argos.com.br – Argos
http://www.bookmarks.com.br – Bookmark
http://www.brasil.com.br – Brasil
http://www.brazilbiz.com.br – Brazilian Business
http://www.brazilis.com.br – Brazilis
http://www.buscaweb.com.br – BuscaWeb
http://www.cade.com.br – Cade
http://www.cidades.com.br – Cidades
http://www.cits.br – Cits
http://www.wildboy.com.br/compass – Compass
http://www.guiabrasil.net – Guia Brasil
http://www.guianet.com.br – Internet BR
http://www.encontrei.com – Encontrei
http://www.guiaweb.com – GuiaWeb
http://www.hotbusca.he.com.br – HotBusca
http://www.infobrasil.com – InfoBrasil
http://www.infoseek.com – Infoseek
http://www.jaguatirica.com.br – Jaguatirica
http://www.lacador.com.br – Laçador
http://www.miner.dcc.ufmg.br/metaminer.html – MetaMiner
http://www.abordo.com.br/axaki/fmistral.phtml – Mistral
http://www.netscopio.com.br – Netscopio
http://www.nossaterra.com.br – Nossa Terra
http://www.ondeir.com.br – Onde Ir
http://www.infw.com.br/opa – Opa Amazonia
http://www.parai.com.br – Parai
http://www.peweb.com.br – Peweb
http://www.radaruol.com.br – Radar uol
http://www.sapo.ua.pt – Sapo
http://www.surf.com.br – Surf
http://www.uhu.com.br – UHU!
http://www.vaievem.com.br – Vai e Vem
http://www.viasantos.com – Via Santos
http://www.zeek.com.br – Zeek
http://www.ondeir.com.br Onde ir
http://www.dejanews.com – Deja News
http://www.excite.com – Excite
http://www.hotbot.com/index.html – HotBot
http://www2.infoseek.com – Infoseek
http://www.lycos.com – Lycos
http://images.mckinley.com – Magellan!
http://www.snap.com – Snap
http://www.webcrawler.com – Webcrawler
http://www.yahoo.com – Yahoo
http://www.yaki.net – Yaki Net
Classificados na Internet
Nos endereços abaixo relacionados, você pode colocar classificados grátis. Se você anuncia
produtos em seu Site é interessante que você também tenha cadastrado nestes sites de
classificados. É mais uma alternativa de promoção do seu endereço. Mas cuidado nunca
anuncie preços em seus produtos, estes classificados ficam durante muitos meses e você
pode se prejudicar, apenas anuncie com um breve discurso sobre o seu produto ou serviço e
convide para visitar sua página. Novamente neste caso use a técnica de escrever diversos
tipos de anúncios em um arquivo texto do bloco de notas. Salve o arquivo em seu Desktop
ou seja, se você salvar este arquivo deste modo poderá tê-lo a mão sempre que quiser. o
Desktop é a tela de seu computador, quando for salvar, direcione o arquivo para
desktop e pronto, ele estará visível sempre que precisar: abaixo estão alguns
classificados que já usei, mas o melhor é você entrar em um site como o cadê
(http://www.cade.com.br) e procurar as páginas de classificados que estão sempre
atualizando.
http://www.classificados.com.br
http://www.infobrasil.com/classificados
http://vway.com.br/classificados
http://www.classitotal.com.br
http://www.sosserve.com.br
http://netpreneurs.hypermart.net
http://www.negociosnet.com
http://www.rota.com.br
http://www.medianetsoft.com/classi/midia.htm
http://www.funrio.com
http://www.tecepe.com.br
http://www.primeiramao.com.br – permite fazer anúncios gratuitos em jornal on-line e em
Organizando Sua Mala Direta
Tenha em seu site um formulário onde as pessoas interessadas em seus produtos e serviços
possam se cadastrar, organize todos estes endereços de e-mail e mande periodicamente
informações a eles, cuidado para não configurar em SPAM que é propaganda não
solicitada, sempre inclua no final de seus e-mails frases do tipo “Você visitou minha home
page e deixou seu endereço por este motivo estamos enviando notícias, caso não queira
mais receber este boletim, nos envie um e-mail.
Um programa bom para enviar informações para muitos clientes é o P&T Mailer este
pequeno programa envia e-mails a partir de uma lista em um arquivo dbf, este arquivo pode
ser gerado no próprio Excel, bastando selecionar a área dos e-mails e salvar como arquivo
dbf (d-base)
Abordagem Direta
Você pode fazer uma abordagem direta via e-mail nos classificados e listas públicas sobre o
seu produto ou serviço, mas tome o cuidado de colocar observações parecidas com as
abaixo descritas no final ou no começo do e-mail, para não ferir a etiqueta e bons modos,
não vá mandando e-mails à revelia, veja se realmente a pessoa se encaixa em seu público
alvo:
(mensagem no começo ou final do e-mail)
Enviei este e-mail a você por alguns motivos:
Encontrei seu e-mail em uma lista pública com interesse no assunto
Encontrei seu e-mail em um site de classificados de oportunidades (ou de tal assunto) e
como sei que é um empreendedor resolvi enviá-lo mais esta oportunidade de negócios.
Se não for de seu interesse por favor desconsidere.
Atenciosamente
Fulano de Tal
Dica Técnica: Monte seu e-mail de abordagem num arquivo texto, no bloco de notas, salve
no C: depois entre em seu programa de correio eletrônico e, nas configurações, procure o
item assinatura, neste item redirecione o programa para incluir esta mensagem em cada email
criado ou respondido.
Agora entre em sites de classificados ou listas públicas na área de seu interesse e encontre
seu cliente alvo, ao clicar no e-mail da pessoa , o arquivo texto carrega automaticamente no
e-mail criado, assim você não tem o trabalho de copiar e colar o texto toda vez que for
enviar o e-mail, quando não desejar mais o texto, retire-o das configurações de assinatura
de seu programa.
Avaliando a seu trabalho
Obviamente que a avaliação de seu trabalho é o lucro que você está tendo com seus
negócios, mas na Internet, às vezes não se obtém o resultado desejado diretamente e sim
indiretamente, portanto você precisa avaliar o índice de sucesso com as visitas a seu site e
saber onde está dando certo ou errado, estatísticas afirmam que os clientes vão visitá-lo
duas ou três vezes até adquirir o produto.
Uma alternativa barata é colocar um contador que análise a freqüência de seu site o
theCounter é uma excelente alternativa, pois analisa tráfego de visitas diárias, de domínios
que o visitaram (países), quais as palavras chaves que as pessoas usaram para achar seu
site, e muitas outras informações úteis como o Navegador que usaram e as definições de
tela que utilizaram, além disso tem as informações de tráfego por mês, por dias da semana e
por horas. O endereço é http://www.theCounter.com basta fazer a inscrição e copiar o
código html para o finalzinho de sua página.
Um dica mais interessante ainda é o site IgBiz Acessos – http://acessos.igbiz.com que
oferece um serviço quase completo de estatísticas, brasileiro e totalmente grátis. O sistema
permite que você obtenha detalhes das visitas da sua página através de relatórios por hora,
dia, semana e até mensais, sites de origem, tipos de navegadores usados entre outros
recursos importantes. Não se trata de um contador exposto no seu site, mas um relatório de
estatísticas que inclui a contagem de visitas no seu site. Também só é preciso incluir um
pequeno código no rodapé da página.
Algumas considerações sobre comércio via Internet
Em recente conversa com um amigo, daqueles empresários curiosos e que sabem procurar
informações que geram novos negócios, ele me relatou que em uma grande loja de
departamentos na Flórida, apenas 10% de seus produtos são vendidos pela Internet.
Note que a loja vende 55% de seu faturamento, via catálogo, através do correio ou contatos
telefônicos. O site da loja é atraente (embora não seja completo). Os produtos são entregues
a nível internacional.
Por que o Comércio na Internet ainda não decolou?
A resposta pode ter várias especulações:
a) Ainda não há uma cultura Internet para comprar via computador.
Você já comprou alguma coisa através do TELE-coisas? Alguma vez, após ver um anúncio
pela televisão, você pegou o telefone e comprou um produto, informando seus dados e até o
número de seu Cartão de Crédito?
A maior parte das pessoas vai responder que não. Com efeito se ainda não existe uma
cultura de comércio através do telefone, um aparelho que achamos confiável (você acha?
…), muito menos pela Internet. O fato é que a Internet VAI SUBSTITUIR O TELEFONE.
Desta forma, quem começar antes a usar este canal, sai na dianteira …
b) Quando o computador pede o número do cartão de crédito, o usuário desiste de comprar.
Já deve ter acontecido com você, se tem acesso a Internet, de após ler e se interessar por um
produto, responder o questionário e o computador perguntar o número de seu Cartão de
Crédito. Nesta hora você joga tudo fora e simplesmente sai da tela. E isso mesmo: as
pessoas ainda não confiam na Internet.
Na verdade, fala-se muito em monitoração de uso, grampo em e-mail, roubos de números
de Cartões de Crédito, mas ninguém explica direito como. Desta forma é natural que com
tantos rumores, o usuário não queira ser cobaia …
Em informática, enquanto uns estão construindo, outros estão tentando destruir. Na verdade
como tudo, se tem alguém trabalhando honestamente em algo, sempre existe alguém
(porém em número sempre menor) encontrando um “jeitinho” de “furar o esquema”. Eu
acho que se formos pensar assim, é melhor nem sequer tirar extrato pelo telefone, ou
desistir de receber cartões (e talões de cheques) pelo correio. As empresas estão
continuamente trabalhando em segurança. Acho que o que está faltando é um pouco de
propaganda positiva por parte das empresas que querem utilizar a Internet como veículo de
venda.
c) Os compradores tem medo de não receberem os produtos
Outra preocupação é a de não receber o produto comprado (e pago!).
É muito agradável quando vamos em uma loja de departamentos, escolhemos a cor e o
modelo e saímos com o produto na mão, para pagar a primeira parcela apenas daqui a 30
dias. Pelo telefone ou pela Internet temos que esperar para receber. No Brasil, na história da
entrega de mercadorias por fornecedores, sempre há um episódio infeliz. Isso certamente
influenciará o comércio pela Internet, no início.
Sempre há resistência a tudo que é novo. Isso é natural.
Os empreendedores são aqueles que conseguem enxergar na frente e, ousadamente,
construir uma estrutura que dará certo.
Neste dia, quando o empreendedor audacioso estiver ganhando dinheiro, a “turma do
muro” vai dizer que também quer. Só que aí já pode ser muito tarde …
Comercio Eletrônico – Por que as empresas devem aderir à Internet
Algumas empresas não conseguiriam nem comprar uma caixa de Coca-cola com o lucro de
suas operações via Internet, mas não se desespere, o lucro pode vir indiretamente. a
empresa pode em dois casos, economizar e ou ganhar milhares de reais. veja algumas
vantagens de uma empresa ter uma página na Internet,
Economia em serviços ligados ao atendimento ao cliente.
Se o seu cliente desejar informações mais detalhadas sobre os seus produtos, ele lhe
telefonará ou irá pessoalmente, se ele encontrar as informações de que precisa na Internet,
facilitará para ele e para você que terá suas atendentes e telefones livres para coisas
realmente importantes, como fechar negócios! (eu vendo cursos em fitas pela Internet,
quando o cliente me liga ou me envia um e-mail eu não preciso explicar muita coisa porque
ele já sabe as informações que deseja, eu só faço esclarecimentos adicionais.)
Economia em impressos
Sabemos o quanto custa montar um catálogo com fotos coloridas; o papel e a impressão são
caros, a tiragem mínima é alta, enfim, quando a empresa tiver que atualizar o catálogo, todo
o trabalho terá que ser refeito e o material que sobrou da última impressão vão para o lixo.(
eu por exemplo, tenho um catálogo da empresa Cosway de Marketing de Rede, os
catálogos custam cerca de R$ 3,00 e ficaria muito caro para enviar aos possíveis clientes. O
catálogo on-line economiza muito dinheiro.
Economia em serviços de correio
Enviar catálogos via correio para clientela também se torna caro, e hoje em dia cada vez
mais pessoas e empresas possuem correio eletrônico, que tal anunciar novidades de
produtos via Internet, através do correio eletrônico de seus clientes, é rápido e o custo é
zero.
Atualizações imediatas.
Impressos custam caro e demoram a serem elaborados, o empresário enfrenta demora
dentro e fora da empresa. Com a Internet, você pode montar seu catálogo pouco a pouco,
atualizar quantas vezes desejar, corrigir, criar ou remover páginas ou textos.
Impressões com baixo custo.
Se o seu cliente não tem Internet, e você não dispõe de um catálogo atualizado para atendêlo
no momento, poderá imprimir as páginas e colocar em uma pasta, você terá um catálogo
atualizado e de qualidade ou até entregar o catálogo em disquete o que implica também em
um custo muito baixo.
Comunicações, Pedidos de compra, perguntas e resposta via Internet
Sua empresa mudou de endereço ou vai fechar na semana do Natal? Comunique
rapidamente e sem custos com seus clientes via correio eletrônico!, com apenas uma
mensagem pode-se avisar de uma só vez todos os clientes que possuem acesso a Internet.
No Site podem ser elaborados formulários para pedido de compra, páginas com perguntas e
respostas das questões mais freqüentes que seus clientes fazem sobre seus produtos ou
serviços. Isto agiliza o atendimento e ganha em tempo e qualidade.
O que você deve fazer antes de começar a vender pela Internet
Você pode optar por uma empresa de comércio eletrônico, mas em muitos casos é apenas
desperdício de dinheiro. Faça somente se for muito vantajoso, pondere e pergunte sobre
todos os aspectos, exija tudo em contrato, avalie os seus produtos e o valor deles, às vezes,
você teria que vender centenas de produtos para conseguir algum lucro em suas operações.
Caso você queira fazer comércio com seu site, sem utilizar estas empresas, observe alguns
itens abaixo.:
Pesquise todas as formas de pagamento que o cliente possa optar
Pesquise o valor do frete de seu produto, exiba este valor para que o cliente
saiba exatamente quanto vai pagar pela mercadoria incluindo o frete. Este negócio
de por o valor + frete não dá muito certo. o cliente quer saber quanto vai pagar.
Pense na possibilidade de estar vendendo seu produto para Portugal, Estados
Unidos ou Japão por exemplo pesquise frete e formas de pagamento, e
procedimento que uma pessoa no exterior possa fazer para adquirir seus produtos,
coloque isto na página.
Uma página de perguntas e respostas é interessante, é como se o cliente tivesse
conversando com você.
Coloque em todas as páginas seu endereço real, telefone e fax, dá maior
credibilidade.
Fluxograma de Trabalho
Você deve estar ansioso para aplicar as lições deste manual, mas cuidado, não coloque a
carroça na frente dos bois, mesmo que demore um mês para publicar o seu site, faça-o
consciente e obedecendo os passos a seguir. Se você passar o serviço para um designer ou
uma empresa desenvolver, exija que os parâmetros sejam respeitados de acordo com suas
exigências.
Passos para Criação
do Web Site
20
Pesquise seu produto ou
serviços na Internet antes
de qualquer coisa, anote
quais as palavras chaves
que você usou para
conseguir a informação.
Você deve se por no lugar
do seu futuro cliente
importantes sites de busca
http://www.cade.com.br
http://www.altavista.com
http://www.radaruol.com.br
e
Anote aqui as
palavras chave em
ordem de importância
Visite Web Sites em busca
de um modelo adequado:
Pergunte a si mesmo: o que
o meu site deve conter?,
quais as informações que
satisfariam o cliente de
meus produtos?
anote os botões que devem
ter o seu site, por exemplo:
A empresa
Serviços
Produtos , etc.
Anote aqui os
botões ou itens
que você gostaria
que seu site
tivesse
Passos para Criação
do Web Site
Decida-se qual é a melhor forma e comece a montar o
conteúdo, considerando os itens vistos no início deste
manual, seus textos devem ser pequenos e simplificados
o internauta costuma ler melhor os pequenos textos.
sua página deve
conter
Parte Gráfica
Uma página deve ser leve e de fácil
navegação não adianta colocar
recursos avançados se 50% dos
clientes não podem visualizar.
Esta é uma tendência ridícula, o seu
cliente não trocara de Navegador
somente para ver suas páginas. Utilize
imagens não muito grandes e com
bom grau de compactação (as imagens
JPG tem graus de compactação que
podem reduzir até 90% o peso da
imagem.
Títulos Fortes
O título é aquele que aparece na
parte superior esquerda do
Navegador, não coloque o
nome da Empresa, ninguém
pesquisará sua empresa e sim
seus produtos, exemplo
Errado General Eletric
certo
liquidificadores – General Eletric
Palavras Chave e Descrição
Meta Tags prontos diferenciados
para cada página, (veja no inicio
deste manual.)
Utilizando as palavras chaves que
você recolheu. A descrição do Site
deve ser muito bem elaborada pois
muitos sites de busca indexam o
meta tag description em primeiro
lugar.
Agora você tem todas as ferramentas
Crie sua página padrão – facilita criar um arquivo contendo os
Meta Tag, Descrição , títulos e rodapé das páginas, assim você
poupa tempo e não deixa escapar páginas sem estes itens.
Eu terminei todas as
páginas e botões do
Site, ele já está no ar,
e agora que eu faço?
Faça as correções
Teste cada link e
cada botão de suas
páginas.
Verifique se não há
erros de ortografia,
um erro que o cliente
encontrar poderá
Visualize o Site
Visualize seu site em pelo menos
dois navegadores, Internet
Explorer e Netscape alguns
recursos que funcionam em um
não funcionam no outro. Visualize
também em vídeo 640 X 480 ou
800 x 600, às vezes o site está
maravilhoso em 800 x 600 e
péssimo em 640 x 480, procure
Pronto, já está tudo
corrigido e verificado.
Qual é a próxima etapa?
Verifique a velocidade
Veja se suas páginas carregam
rápido, cuidado, a velocidade de
carregamento pode comprometer
seu site, avalie se certas imagens são
necessária e se você não pode usar a
mesma imagem mais de uma vez no
Inscrição em Sistemas de Banner
Procure o Item Banner neste
manual
Só tome o cuidado de não
colocar muitos banners em sua
páginas para não prejudicar a
velocidade de carregamento.
Submeter o Site em sistemas
de busca.
Procure o itens: Preparação
da Promoção do Web Site”
neste manual.
Anúncios em Classificados na
Internet
Procure o item: Classificados
na Internet deste manual
neste manual.
Abordagem Direta
Procure o item: Abordagem
direta neste manual.
Adapte os impressos de sua
empresa com o endereço do
Web Site e e-mail
O primeiro cliente de sua
home page deve ser os seus
antigos clientes.
Anúncios em Jornais
impressos
Quando colocar anúncios no
jornal destaque o endereço
do seu Website.

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