O que são tablaturas

 

Tablatura  é um método usado para transcrever músicas que podem ser tocadas em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.

.::Como Ler tablatura?

O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma guitarra ou violão comum você terá seis linhas, para um baixo de quatro cordas terá quatro linhas, para um baixo de cinco cordas cinco linhas, para uma guitarra de sete cordas sete linhas e assim por diante. Geralmente nos exemplos mostrados aqui usaremos tablaturas de seis linhas para guitarra mas o principio é o mesmo para qualquer quantidade de cordas.

 

Uma tablatura vazia de guitarra ou violão apresenta-se da seguinte forma:

e——————————————-
B——————————————-
G——————————————-
D——————————————-
A——————————————-
E——————————————-

A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi mais grossa) e a linha de cima representa a corda mais fina (mi mais fina). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, re, la, mi.

Uma tablatura vazia de baixo (quatro cordas) apresenta-se da seguinte forma:

G————————————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi.

Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.

E————————————————–|

B————————————————–|

G————————————————–|

D————————————————–|

A————————————————–|

E–0-1-2-3—————————————–|

  O exemplo acima indica as seguinte notas (uma de cada vez) na ordem:

                           – corda mais grossa deve ser tocada solta (0)

– depois a mesma corda deve ser tocada no primeiro traste (1)

– depois a mesma corda deve ser tocada no segundo traste (2)

– depois a mesma corda deve ser tocada no terceiro traste (3)

E————————————————-|

B————————————————-|

G——-0——1–0——————————-|

D–0–3—-0–3———————————–|

A————————————————-|

E————————————————-|

O exemplo acima é o início do riff de Smoke On The Water da banda Deep Purple e deve ser tocado da seguinte forma.

 

– terceira corda (re) tocada solta (0)

– terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3)

– quarta corda (sol) tocada solta (0)

– terceira corda (re) tocada solta (0)

– terceira corda (re) tocada no terceiro traste (3)

– quarta corda (sol) tocada no primeiro traste (1)

– quarta corda (sol) tocada solta (0)

Nos exemplos acima as notas são tocadas uma de cada vez. Quando duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo:

E—3———————————————|

B—3———————————————|

G—4———————————————|

D—5———————————————|

A—5———————————————|

E—3———————————————|

Note que este é um acorde sol maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima todas). Uma linha vazia indica que a corda não deve ser tocada. Um número zero indica que a corda deve ser tocada solta. Embora possam indicar acordes o mais comum é que as tablaturas sejam usadas para solos ou riffs enquanto os acordes são indicados por cifras.

Embora de maneira geral as tablaturas não indiquem o tempo de duração das notas e o intervalo entre elas, o espaçamento entre as colunas pode ser usado para dar alguma idéia sobre tempo e duração conforme o exemplo abaixo. Tratam-se das primeiras notas do hino nacional americano. Note o espaço maior que indica a pausa.

E————-0——–4–2-0————————|

B–0——–0————————–0————-|

G—-1—-1———————1–3—————–|

D——2———————————————|

A—————————————————-|

E—————————————————-|

.::Símbolos mais usadas em tablaturas

Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e simbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:

 

h – fazer um hammer-on

p – fazer um pull-off

b – fazer um bend para cima

r – soltar o bend

/ – slide para cima (pode ser usado s)

\ – slide para baixo (pode ser usado s)

~ – vibrato (pode ser usado v)

t – tap

x – tocar a nota abafada (som percusivo)

.::Exemplificação dos Símbolos          >Página 2 

.:: Hammer-Ons

Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.

E————————————————|

B————————————————|

G————————————————|

D————————————————|

A——–5h7———5h7————————-|

E–0–0——-0–0——————————-|

No exemplo acima após ferir a corda grossa solta duas vezes o músico deverá ferir a segunda corda na quinta casa e imediata e vigorosamente apertar a mesma corda (segunda) duas casas a frente (sétimo traste), fazendo a corda soar apenas com a martelada e sem auxílio da mão direita. Depois repita a sequência.

 

.:: Pull-Offs

Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).

 

E–3p0———————————————|

B——–3p0—————————————|

G—————2p0——————————–|

D———————-2—————————|

A————————————————–|

E————————————————–|

No exemplo acima o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em ferir a corda apertada no terceiro traste e soltá-la rapidamene para que soe solta. Posteriormente um pull-off identico é feito uma corda acima e assim por diante. Note que o terceiro pull off é feito a partir do segundo traste.

 

Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:

E————————————————-|

B————————————————-|

G–2h4p2h4p2h4p2h4p——————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

Neste caso a corda deve ser ferida na segunda casa, imediatamente apertada na quarta casa (hammer-on), imediatamente solta da quarta casa (soando novamente na segunda, pull-off), novamente apertada na quarta e assim por diante. Note que a mão direita do música só irá ferir a primeira nota… todas as outras são tocadas apenas com os hammers-ons e pull-offs da mão esquerda no braço.
 

.:: Bends

Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.

E————————————————-|

B—7b9——————————————-|

G————————————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

No exemplo acima a corda (re) deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).

E————————————————-|

B—7b9–9r7————————————–|

G————————————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7r8, equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7r7.5, equivalente a meia casa) e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.

 

.:: Slides

Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.

E————————————————|

B—7/9——————————————|

G————————————————|

D————————————————|

A————————————————|

E————————————————|

m

Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:

E————————————————-|

B—/7–7\—————————————-|

G————————————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

Neste caso a nota deve inicialmente ser ferida em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.

Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser ferida.

E————————————————-|

B—7/9/11\9\7\6\7——————————–|

G————————————————-|

D————————————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

 

.:: Vibrato

O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).

E————————————————-|

B————————————————-|

G————————————————-|

D——-2–5~~————————————|

A—3———————————————|

E————————————————-|

Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.
 

 

.:: Tap

Tap ou tapping consiste em fazer soar notas feridas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.

E————————————————-|

B—13t——————————————-|

G——12t—————————————-|

D————12t———————————-|

A————————————————-|

E————————————————-|

 

No exemplo acima as notas devem ser feridas pela mão direita do músico simplesmente apertando as cordas vigorosamente nos trastes indicados.

 

Outras notações

Notações extras necessárias em determinadas músicas e/ou técnicas são comuns mas não padronizadas, sendo geralmente explicadas na própria tablatura em texto anexo. Variações das notações acima também são bastante comuns.

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por Paulista Postado em Dicas Com a tag