O Oracle

O Oracle Database 11g está disponível em uma variedade de edições sob medida para atender às necessidades de TI e negócios de todas as organizações. A Oracle também oferece diversas opções do Oracle Database 11g Enterprise Edition para requisitos específicos de negócios e TI. Este artigo descreve os recursos e opções disponíveis em cada edição do Oracle Database 11g.

O Oracle Database 11g Standard Edition One oferece facilidade de uso, poder e relação preço/desempenho sem precedentes para aplicativos de grupo de trabalho, departamentais e web em um único servidor com um máximo de 2 soquetes.

O Oracle Database 11g Standard Edition está disponível para um único servidor ou servidores em clusters com uma capacidade total máxima de quatro soquetes. Ele inclui o Oracle Real Application Clusters como um recurso padrão sem custos adicionais.

O Oracle Database 11g Enterprise Edition está disponível para um único servidor ou servidores em clusters sem limitação de soquetes. Ele possibilita o gerenciamento de dados de forma segura, eficiente e confiável para aplicativos de transações críticas, data warehouses com uma grande quantidade de consultas e diferentes cargas de trabalho.
Todas as edições do Oracle Database 11g são construídas usando a mesma arquitetura de mecanismo de banco de dados confiável e são totalmente compatíveis entre elas. Elas estão disponíveis para uma variedade de sistemas operacionais e incluem um conjunto comum de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos e interfaces de programação. Ao usar o Oracle Database 11g você pode começar com a Standard Edition One e, conforme sua empresa cresce, você pode facilmente atualizar para as versões Standard Edition ou Enterprise Edition dependendo do que melhor atende às suas necessidades. Um dos benefícios da Oracle é a facilidade de upgrade (basta instalar o software da próxima edição); você não faz nenhuma alteração no seu banco de dados ou aplicativos e obtém o desempenho, escalabilidade, confiabilidade e segurança pelos quais a Oracle é reconhecida em um ambiente fácil de gerenciar.

Cada edição do Oracle Database 11g tem um conjunto comum de recursos e funcionalidade para atender aos diversos requisitos dos aplicativos comerciais de hoje em dia. Além disso, a Oracle oferece uma gama de opções da edição Enterprise para processamento de transações, data warehousing e outros aplicativos comerciais exigentes envolvendo transações críticas de larga escala.
Oracle Active Data Guard
O Oracle Active Data Guard — uma opção do Oracle Database 11g Enterprise Edition — melhora a qualidade do serviço e a utilização de hardware redundante ao retirar a carga de trabalho de atividades que usam muitos recursos de um banco de dados de produção para um ou mais bancos de dados em standby sincronizados. O Oracle Active Data Guard permite o acesso somente leitura a um banco de dados físico em standby para consultas, classificação, geração de relatórios, acesso via web, etc., ao mesmo tempo em que aplica continuamente alterações recebidas do banco de dados de produção. Além disso, o Oracle Active Data Guard pode permitir que um banco de dados em standby seja aberto e usado para testes e, em seguida, seja rapidamente revertido novamente para um standby viável para recuperação de desastres. Nenhuma alteração ao banco de dados de produção é perdida durante o teste. O Oracle Active Data Guard também possibilita o uso de backups incrementais rápidos ao deslocar a carga dos backups para um banco de dados em standby e pode fornecer vantagens adicionais de alta disponibilidade e proteção de desastres contra paralisações planejadas ou não planejadas em um local de produção.
Oracle Advanced Compression
O Oracle Advanced Compression — com o Oracle Database 11g Enterprise Edition — ajuda você a gerenciar sua crescente quantidade de dados (que em média está triplicando a cada dois anos) com custos reduzidos. O Oracle Advanced Compression comprime qualquer tipo de dado, incluindo dados estruturados e não estruturados como documentos, imagens e multimídia, bem como o tráfego de rede e dados sendo utilizados durante o backup. Consequentemente, o Oracle Advanced Compression ajuda você a usar os recursos de forma mais eficiente e com menores custos de armazenagem.
Oracle Advanced Security
O Oracle Advanced Security possibilita a criptografia transparente dos dados armazenados no banco de dados e a criptografia de rede para os dados que trafegam pela rede. Além disso, elefornece um conjunto completo de poderosos serviços de autenticação para o banco de dados Oracle. A criptografia de rede é implementada através de algoritmos de criptografia e integridade de dados padrão do setor. Essa opção fornece uma gama de algoritmos e níveis de codificação para implantação. Poderosos serviços de autenticação suportam um conjunto abrangente de opções de autenticação de terceiros padrão do setor. As opções de autenticação incluem serviços de sign-on único ao banco de dados Oracle operando com estruturas existentes de autenticação e opções de autenticação de dois fatores como cartões inteligentes e cartões de token.
Oracle Database Vault
O Oracle Database Vault controla quando, onde e por quem os dados e aplicativos podem ser acessados, protegendo sua empresa contra a ameaça mais comum à segurança: usuários internos mal-intencionados. Aplicando a separação de tarefas, mesmo entre administradores, o Oracle Database Vault serve como um poderoso controle preventivo adicional para ajudar a atender ou superar a rígida conformidade e requisitos de privacidade de hoje em dia. Ele faz isso controlando o acesso aos dados de aplicativos e do banco de dados, mesmo por superusuários e outros usuários com altos privilégios. Ele também aplica a autorização de múltiplos fatores através de regras comerciais flexíveis e rastreia quem está acessando o que e quando, através de relatórios de segurança prontos para usar. Novos requisitos de controle interno encontrados em regulamentações podem ser difíceis e caros de implementar em um ambiente com diversos aplicativos. O Oracle Database Vault permite que os controles de acesso sejam aplicados de forma transparente sob os aplicativos existentes. Os usuários podem ser impedidos de acessar determinados dados de aplicativos ou de acessar o banco de dados fora do horário normal; os requisitos de separação de tarefas podem ser aplicados por diferentes administradores do banco de dados sem exercer os privilégios mínimos que resultam em mais custos.
Oracle Data Mining
O Oracle Data Mining permite que os clientes produzam informações preditivas que possam ser transformadas em ações e construam aplicativos de inteligência comercial integrados. Ao usar a funcionalidade de mineração de dados incorporada ao Oracle Database 11g, os clientes podem encontrar padrões e percepções ocultos em seus dados. Os desenvolvedores de aplicativos podem automatizar rapidamente a descoberta e distribuição de novos recursos de inteligência comercial (previsões, padrões e descobertas) por toda a sua organização.
Oracle In-Memory Database Cache
O Oracle In-Memory Database Cache permite que você melhore os tempos de resposta e throughput das transações de aplicativos armazenando em cache subconjuntos de desempenho crítico de um banco de dados Oracle Database na camada de aplicativos. A sincronização de dados automática entre o cache e o banco de dados Oracle garante a consistência dos dados. Ao trazer os dados para mais perto dos aplicativos e processar as consultas em um banco de dados

na memória, seus aplicativos poderão acessar, capturar ou atualizar as informações muito mais rapidamente. A opção Oracle In-Memory Database Cache (IMDB Cache) do Oracle Database 11g armazena em cache e processa os dados na memória dos próprios aplicativos; deslocando a carga de processamento de dados para os recursos da camada intermediária. Qualquer latência de rede entre a camada intermediária e o banco de dados de back-end é removida do caminho da transação, fazendo com que cada transação possa ser executada frequentemente até 10 vezes mais rápido. Isso é especialmente útil onde são necessárias taxas muito altas de processamento de transações, como as encontradas em sistemas do mercado de ações, sistemas de intercâmbio de telecomunicações e ambientes de produção em tempo real. Todos os dados na camada intermediária estão totalmente protegidos através da recuperação local e postagem assíncrona para o banco de dados Oracle de back end.
Com o Oracle Database 11g, a capacidade de implantar o IMDB Cache de forma transparente com os aplicativos Oracle existentes se torna muito mais fácil, com tipos comuns de dados, suporte a SQL e PL/SQL e suporte nativo à Oracle Call Interface (OCI).
A opção Oracle In-Memory Database Cache do Oracle Database Enterprise Edition baseia-se no Oracle TimesTen In-Memory Database.
Oracle Label Security
O Oracle Label Security adiciona proteção abrangente a informações importantes. Ele fornece recursos de segurança em múltiplos níveis para proteger o acesso aos dados chegando até as linhas individuais nas tabelas e resolve os problemas do mundo real de segurança dos dados e privacidade enfrentados por entidades governamentais e comerciais por todo o mundo. O Oracle Label Security pode ser associado ao Virtual Private Database l, Secure Application Roles e o Oracle Database Vault para fornecer soluções poderosas para a proteção de informações de identificação pessoal.
Oracle OLAP
A opção Oracle OLAP é um servidor de processamento analítico on-line (OLAP), com diversos recursos, incorporado ao Banco de dados Oracle. A opção Oracle OLAP pode ser usada para melhorar os aplicativos e ferramentas de inteligência comercial com base em SQL melhorando o desempenho de consultas e enriquecendo-as com conteúdo analítico. Como uma solução OLAP totalmente incorporada no banco de dados Oracle, a opção Oracle OLAP permite o gerenciamento centralizado de dados e regras comerciais em uma plataforma segura, escalonável e pronta à empresa. Novo no Oracle Database 11g é o suporte às visões materializadas baseadas em OLAP que podem substituir a necessidade de substituir talvez milhares de visões materializadas em um único cubo OLAP fácil de gerenciar que é altamente compacto e fornece recursos eficientes de atualização.

Oracle Partitioning
O Oracle Partitioning melhora o ambiente de gerenciamento de dados para aplicativos de OLTP, datamarts e data warehouse adicionando recursos significativos de gerenciabilidade, disponibilidade e desempenho para grandes tabelas e índices de bancos de dados subjacentes. O Oracle Partitioning permite que tabelas grandes sejam quebradas em pedaços menores que podem ser gerenciados individualmente, ao mesmo tempo em que mantém uma visualização única dos dados no nível de aplicativos. Uma enorme variedade de métodos de particionamento é suportada incluindo a capacidade de permitir que tabelas muito grandes (e seus índices associados) sejam particionados em unidades menores e mais fáceis de serem gerenciadas, fornecendo uma abordagem de “dividir e conquistar” para o gerenciamento de bancos de dados muito grandes. O particionamento também melhora o desempenho, uma vez que o otimizador irá suprimir consultas para usar somente as partições relevantes de uma tabela ou índice em uma pesquisa. O Oracle Partitioning pode também gerenciar o ciclo de vida da informação, eliminando a necessidade de adquirir continuamente armazenamentos de alto desempenho limitando o crescimento dos dados a uma solução de armazenamento low-end escalonável.
Oracle RAC One Node
O Oracle RAC One Node é a versão de nó único do Oracle Real Application Clusters (Oracle RAC). Ele permite que os clientes utilizem por padrão um único modelo de implantação para todas as suas necessidades de banco de dados. O Oracle RAC One Node faz com que o banco de dados fique altamente disponível na presença falhas no hardware do computador, falhas no software ou eventos planejados de manutenção de software. No caso de falhas, a instância do banco de dados é reiniciada em um servidor disponível no cluster e as conexões cliente são movidas para a nova instância. O Oracle RAC One Node pode ser atualizado on-line para o Oracle RAC completo (necessária a licença do RAC) para redimensionar para múltiplos servidores.
Oracle Real Application Clusters
O Oracle Real Application Clusters (RAC) utiliza o poder de processamento de diversos servidores interconectados em um cluster; permite o acesso a um único banco de dados a partir de múltiplos servidores em um cluster, isolando tanto os aplicativos como os usuários do banco de dados das falhas do servidor e, ao mesmo tempo, fornecendo desempenho que pode ser redimensionado com baixo custo conforme a demanda; e é um componente essencial para a computação em grade que permite que múltiplos servidores acessem um único banco de dados ao mesmo tempo. O Oracle Database 11g também inclui o Automated Storage Management (ASM) e o Oracle Clusterware. Ao combinar o uso do ASM e do Oracle Clusterware é possível virtualizar o armazenamento, os servidores de banco de dados, os servidores de aplicativos, o gerenciamento holístico e todos os outros aspectos relacionados à implantação e o gerenciamento de um ambiente de TI virtualizado.

Oracle Real Application Testing
As empresas ágeis almejam poder adotar rapidamente novas tecnologias, sejam sistemas operacionais, servidores ou software, para ajudá-las a se manter à frente da concorrência. Entretanto, as mudanças sempre trazem um período de instabilidade para os sistemas de TI críticos. O Oracle Real Application Testing, com o Oracle Database 11g Enterprise Edition, permite que as empresas adotem rapidamente novas tecnologias enquanto eliminam os riscos associados à mudança. O Oracle Real Application Testing combina um recurso de captura e reprodução de carga de trabalho com um analisador de desempenho de SQL para ajudar você a testar as mudanças em cargas de trabalho reais e, em seguida, a refiná-las antes de colocá-las na produção.
Oracle Spatial
O Oracle Spatial permite que os usuários e desenvolvedores de aplicativos façam a integração perfeita de seus dados espaciais em seus aplicativos comerciais. O Oracle Spatial facilita a análise com base nos relacionamentos espaciais dos dados associados, como a proximidade dos locais de lojas ou clientes dentro de uma determinada distância e a receita de vendas por território. O Oracle Spatial gerencia os dados espaciais em um banco de dados padrão do setor, resultando na integração de aplicativos que ocorre no servidor de dados. Isso permite que as ferramentas e os aplicativos dos fornecedores acessem dados espaciais diretamente do banco de dados Oracle, possibilitando a interoperabilidade e minimizando os custos.
Oracle Total Recall
O Oracle Total Recall fornece o recurso de rastrear e arquivar de forma transparente alterações históricas feitas em todos os dados armazenados em um banco de dados Oracle. Os dados do histórico são guardados em um armazenamento seguro e altamente otimizado e podem ser acessados facilmente através de consultas de Flashback. O Oracle Total Recall fornece uma solução para a retenção de informações de histórico. Com o Oracle Total Recall, todas as alterações feitas nos dados são guardadas para fornecer um histórico completo de alterações de informação. Isso significa que os auditores podem não somente visualizar quem fez o que e quando, mas também visualizar quais eram as informações em um determinado momento, algo que anteriormente só era possível construindo no aplicativo ou através de políticas de retenção de backup que custam caro. Além disso, o Oracle Total Recall proporciona mais facilidade de gerenciamento automatizando a limpeza de dados históricos com base nas políticas de retenção especificadas. O rastreamento do histórico não afeta os aplicativos e é totalmente transparente para eles.

 

GOSTOU DEIXE UM COMENTÁRIO